sexta-feira, 2 de junho de 2017

Convite para a reunião do BRT na Zona Leste dia 9 de Junho no SESC ITAQUERA


 

 

Convite para Reunião sobre o PROJETO DO BRT (Transporte Rápido de Ônibus) – Perimetral Leste ligando São Mateus – "PASSANDO POR TODA AVENIDA JACÚ PÊSSEGO"- e chegando até CECAP, em Guarulhos.

 

 

 

Dia: 9 de Junho de 2017, Sexta Feira, às 9,30 horas, no

          SESC de ITAQUERA, Região Leste de São Paulo.

 

 

Convidados/as para o evento sobre o PROJETO DE TRANSPORTE

 

Todas os Governantes Públicos, Lideranças Sociais, Políticas, Religiosas, das Entidades e Movimentos Sociais. Todos e Todas se sintam generosamente convidados e convidadas. A luta é de todos/as e a vitória será de todos e todas. Abraço e divulguem.

 

  • Nesta Reunião do dia 9 de Junho, Sexta feira, às 9,30 horas, no SESC de Itaquera, teremos a oportunidade de conhecer a PROJETO DO BRT – PERIMETRAL LESTE – que vai partir de São Mateus, passar por toda Avenida Jacú Pêssego e chegar até CECAP, em Guarulhos. A EMTU estará apresentando o PROJETO E TODOS OS PASSOS para sua concretização. Com esta imensa população URGE a realização deste PROJETO o mais breve.

     

  • A realização deste Projeto BRT-PERIMETRAL LESTE vai significar mais um grande passo para o TRANSPORTE PÚBLICO na Região Leste, com cerca de 4 milhões de habitantes; e para Guarulhos, com cerca de 1 milhão e meio de habitantes.

     

Para mais informações: zonalestemovimentos@gmail.com

 

 

 

MAIS INFORMAÇÕES DO PROJETO  BRT:

 

BRT PERIMETRAL LESTE – REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO –

AMPLIAÇÃO TERMINAL CECAP – MUNICÍPIO DE GUARULHOS

Dados Físicos:

 Área de Cobertura a ser ampliada: ..... 4.551,70m²

 Área operacional e administrativa ........ 5.234,30m²

 Área a ser desapropriada .................... 5.538,14m²

 Plataformas de Embarque ................... 1 Bidirecional (6 baias) e 1 Monodirecional (3 baias)

 Plataformas de Desembarque ............. 1 Bidirecional (3 baias) e 1 Monodirecional (2 baias)

 Pavimento ........................................... Rígido

 Modelo operacional adotado ................ Ônibus porta à esquerda com cobrança pré-embarcada

 

Dados Operacionais

 Demanda prevista para o Terminal ...... 12.930 passageiros na hora pico (Horizonte 2020)

 Demanda prevista Total do BRT .......... 55.871 passageiros na hora pico (Horizonte 2020)

 

Dados de Obras

 Previsão de início das obras ................ 2º semestre 2018

 Duração das obras .............................. 16 meses

 Construtora contratada ........................ a ser licitado

 Gerenciadora contratada ..................... a ser licitado

 Investimento ........................................ R$ 25.967.525,25

 Desapropriação......................................R$ 7.634.960,00 (Valor Médio = R$1.458,64/m²)

 

Resenha da Descrição/Caracterização do empreendimento.

A ampliação do atual Terminal CECAP, deverá contribuir para que os futuros usuários do Corredor BRT Perimetral Leste tenham mais conforto e velocidade nas correspondências, possibilitando que as viagens sejam realizadas com economia de tempo, e assim, aumentando a atratividade do transporte público na região.

O Terminal CECAP está localizado na extremidade norte do corredor, no denominado Trecho 1do BRT, adjacente a Rodovia Presidente Dutra e ao Conjunto Residencial Zezinho Magalhães, sendo uma área caracterizada pelo uso residencial e industrial de média e alta densidade.

Para o dimensionamento do Terminal Cecap foi utilizado o manual "Projeto e Dimensionamento para Terminais de Ônibus Urbanos" da EMTU/SP, que, por sua vez, foi baseado no "Manual de Implantação FICHA TÉCNICA COMPLETA

Pag. 2/13 Atualização: Março/2017

 

de Terminais de Ônibus Urbanos" (CPR, 1980), no "Corredor Sudoeste – Projeto Funcional Preliminar" (Oficina Consultores Associados, 1996) e em sua própria experiência no desenvolvimento de projetos executivos e terminais metropolitanos.

A ampliação do terminal existente contempla nova cobertura metálica com área de 4.551,70m² e complementarmente execução sob esta nova área coberta de um mezanino metálico destinado a atividades operacionais e administrativas com 682,60m², totalizando, assim, nova construção com 5234,30m².

No pavimento térreo estão previstas duas plataformas longitudinais paralelas aquelas existentes, nas dimensões de 6,00m de largura x 155,00m de comprimento para plataforma unidirecional das quais a estação BRT pré-paga ocupará 5,00m x 80m, e outra, com 6,60m de largura x 153,65m de comprimento para plataforma bidirecional das quais a estação BRT pré-paga ocupara 5,30m x 80m de comprimento.

O nível do mezanino, que será acessado através de duas escadas fixas e elevador dimensionado conforme NBR9050 abrigará sanitários, copa, sala de descanso, controle operacional, sala de reuniões, secretaria e recepção, sala de chefia, sala de dados, no break, sala de imagens, apoio e bilhetagem, sala de baterias, sala de equipamentos de comunicação e sala de treinamento.

O sistema construtivo adotado foi o mesmo da cobertura existente, isto é, estrutura espacial em alumínio com malha de 2,50m x 2,50m e altura de 1m70m, porém deslocado verticalmente em relação á cobertura existente para viabilizar a execução do mezanino proposto, e gerar melhor ventilação e iluminação natural, conforme ilustração abaixo.

Perspectiva – Ampliação Terminal CECAP FICHA TÉCNICA COMPLETA

Pag. 3/13 Atualização: Março/2017

 

Implantação

Plataformas FICHA TÉCNICA COMPLETA

Pag. 4/13 Atualização: Março/2017

 

Mezanino

Corte

Elevação FICHA TÉCNICA COMPLETA

Pag. 5/13 Atualização: Março/2017

 

TRECHO 1 – AV. SANTOS DUMONT- AV. JACU-PÊSSEGO – MUNICÍPIO DE GUARULHOS

Dados Físicos:

 Extensão: ........................................... 1,6km

 Estações .............................................. 01 - BIDIRECIONAL

 Seção no corredor ............................... Uma faixa por sentido – 3,5m cada

 Seção na estação ................................ Duas faixas por sentidos (com ultrapassagem) – 7,0m cada

 Calçada ............................................... 3,50m a 5,00m

 Pavimento ........................................... Rígido (na faixa exclusiva e nos pontos de ultrapassagem)

 Modelo operacional adotado ................ Ônibus porta à esquerda com cobrança pré-embarcada

 Obras de arte ...................................... 3 obras

 Área a ser desapropriada .................... 39.235,14m²

 

Dados Operacionais

 Demanda prevista:

 

Estação Ayrton Senna ......................... 769 passageiros na hora pico (Horizonte 2020)

Total do BRT ....................................... 55.871 passageiros na hora pico (Horizonte 2020)

Dados de Obras

 Previsão de início das obras ................ 2º semestre 2018

 Duração das obras .............................. 16 meses

 Construtora contratada ........................ a ser licitado

 Gerenciadora contratada ..................... a ser licitado

 Investimento ........................................ R$ 21.670.376,38

 Desapropriação ................................... R$ 57.229.944,60 (Valor Médio = R$1.458,64/m²)

 

Etapa Futura:

 Extensão da etapa futura ..................... 6,0km (Trecho 1 – Av. Monteiro Lobato-Santos Dumont) PROJETOS EM ELABORAÇÃO

FICHA TÉCNICA COMPLETA

Pag. 6/13 Atualização: Março/2017

 

Resenha da Descrição/Caracterização do empreendimento.

Este trecho do empreendimento que conectará as avenidas Santos Dumont e Jacu-Pêssego, contará com a inserção de dois tipo de seção. O primeiro tipo será inserido ao longo da Avenida Hugo Fumagalli e contará com três faixas por sentido das quais uma faixa, a da esquerda, será exclusiva para o fluxo de ônibus. O segundo tipo, a ser utilizado na duplicação da Rua Dr. Vagner Antônio Albuquerque, contará com quatro faixas de rolamento por sentido das quais uma faixa, a da esquerda, será exclusiva para o fluxo de ônibus.

Para este trecho será necessária à construção de duas pequenas obras-de-arte para transposição dos córregos entre estas duas vias, uma obra-de-arte de maior porte para transpor a Rua Orlanda Bergamo e córrego existente, além da futura duplicação desta via, prevista pela Prefeitura de Guarulhos, com o objetivo de criar um novo eixo logístico entre o Aeroporto de Guarulhos, a Rodovia Dutra e a Rodovia Ayrton Senna.

A Parada Ayrton Senna, estará localizada na Rua Wagner Antônio Albuquerque após novo Viaduto. A via será duplicada na conexão da Avenida Hugo Fumagalli com a Avenida Jacu-Pêssego e contará com alças para conexão com a Rodovia Ayrton Senna. A Parada terá duas plataformas unidirecionais e acesso através de passarela localizada entre as plataformas.

Trecho 1 – Seção Tipo – Av. Hugo Fumagali

Trecho 1 – Seção Tipo – Rua Dr. Vagner Antônio Albuquerque FICHA TÉCNICA COMPLETA

Pag. 7/13 Atualização: Março/2017

 

Trecho 1 – Seção Tipo – Rua Dr. Vagner Antônio Albuquerque com Estação

Perspectiva - Estação Ayrton Senna- Passarela FICHA TÉCNICA COMPLETA

Pag. 8/13 Atualização: Março/2017

 

BRT PERIMETRAL LESTE - REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO –

TRECHO 2 – AV. JACU-PÊSSEGO – MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Dados Físicos:

 Extensão: ........................................... 14,4km

 Estação de transferência ..................... 01 – Estação Dom Bosco (CPTM)

 Estações de embarque / desembarque ..........15 com os seguintes tipos:

o Bidirecional com passarela............................03

o Bidirecional travessia em nível......................05

o Unidirecional - passarela ..............................03 (inclusive a Estação de Transferência Dom Bosco)

o Unidirecional - travessia em nível..................04

 Seção no corredor ............................... Uma faixa por sentido – 3,5m cada

 Seção na estação ................................ Duas faixas por sentidos (com ultrapassagem) – 7,0m cada

 Calçada ............................................... 3,50m

 Pavimento ........................................... Rígido (na faixa exclusiva e nos pontos de ultrapassagem)

 Modelo operacional adotado ................ Ônibus porta à esquerda com cobrança pré-embarcada

 Obras de arte especial ......................... 1 obra

 

Dados Operacionais (trecho prioritário)

 Demanda prevista:

 

Estação Transferência Dom Bosco ...... 2.087 passageiros na hora pico (Horizonte 2020)

Total do BRT ....................................... 55.871 passageiros na hora pico (Horizonte 2020)

Dados de Obras

 Previsão de início das obras ................ 2º semestre 2018

 Duração das obras .............................. 16 meses

 Construtora contratada ........................ a ser licitado

 Gerenciadora contratada ..................... a ser licitado

 Investimento ........................................ R$ 230.143.886,59

 Desapropriação ................................... R$ 111.845.233,92 (Valor Médio = R$ 1.438,08/m²)

FICHA TÉCNICA COMPLETA

Pag. 9/13 Atualização: Março/2017

 

Resenha da Descrição/Caracterização do empreendimento:

A seção típica deste Trecho II – Avenida Jacu-Pêssego abrangerá duas pistas separadas pelo Córrego Jacu, com 4 faixas de tráfego por sentido, das quais uma faixa, a da esquerda, será exclusiva para o fluxo de ônibus. As faixas exclusivas e de ultrapassagem serão executadas em pavimento rígido. Junto às paradas, será acrescida uma faixa para ultrapassagem de ônibus, que irá garantir a ultrapassagem dos ônibus de diferentes linhas e a fluidez do BRT. No total, serão implantadas 16 estações, sendo 6 com passarelas de acesso.

O trecho encontra-se todo localizado na Avenida Jacu-Pêssego e inicia-se na divisa de Guarulhos, indo na direção sul até atingir a Avenida Ragueb Chohfi, perfazendo um total de 14,4 km, marcados pela presença do Córrego Jacu e diversas obras de arte existentes. Seu trajeto apresenta, em geral, características de via expressa, porém com algumas áreas mais adensadas. Foi adotada como premissa a colocação de passarelas de acesso para garantir a segurança do usuário e a fluidez do tráfego sempre que a estação não estiver junto a um cruzamento já semaforizado.

O BRT ocupará, neste trecho, a faixa junto ao canteiro central da via, minimizando a necessidade de desapropriação. Porém, devido à necessidade de faixa de ultrapassagem e estação, será necessário ampliar a caixa da avenida no entorno das Estações do BRT.

Perspectiva - Estação Caititu FICHA TÉCNICA COMPLETA

Pag. 10/13 Atualização: Março/2017

 

Mapa Geral do BRT Perimetral Leste: FICHA TÉCNICA COMPLETA

Pag. 11/13 Atualização: Março/2017

 

Trecho 2 – Av. Jacu Pêssego:

Trecho 2 – Seção Tipo – Avenida Jacu-Pêssego FICHA TÉCNICA COMPLETA

Pag. 12/13 Atualização: Março/2017

 

Trecho 2 – Seção Tipo – Avenida Jacu-Pêssego – Estação com Passarela

Trecho 2 – Seção Tipo – Avenida Jacu-Pêssego – Estação sem Passarela

Trecho 2 – Seção Tipo – Avenida Jacu-Pêssego – Estação de Transferência Dom Bosco (CPTM)

Perspectiva - Estação de Transferência Dom Bosco (CPTM) FICHA TÉCNICA COMPLETA

Pag. 13/13 Atualização: Março/2017

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário